O que causa a perda auditiva?

O que causa a perda auditiva?

 

Ouvido InternoNormalmente, o ouvido humano é incrivelmente sensível a uma grande variedade de atividades acústicas, as quais são processadas através do ouvido, do sistema nervoso e do cérebro no que conhecemos como som.

Há diversos fatores pelos quais a capacidade auditiva humana diminui.  O ouvido é um delicado instrumento que pode deteriorar ou simplesmente desgastar-se com o tempo.

O ouvido é composto de três partes:  o ouvido externo, oouvido médio e o ouvido interno.  O ouvido externo consiste da aurícula (ou pavilhão) e do canal.  Da aurícula o som entra pelo canal, o que ajuda a proteger o tímpano e aumentar o volume de certos timbres (ou tons) que são importantes para a compreensão da fala.

Separando o ouvido externo do ouvido médio está o tímpano ou membrana timpânica.  O tímpano está ligado ao ouvido médio através de três pequenos ossos conhecidos como marteloestribo ebigorna. Estes ossinhos servem para passar as vibrações do tímpano para a base do estribo nacóclea, ou caracol, e ao mesmo tempo para amplificar e intensificar o movimento.  O ouvido médio também tem conexão com o nariz e a garganta através da trompa de Eustáquio.

Quando o som não pode ser transmitido normalmente através do canal auditivo e/ou do ouvido médio para a cóclea, temos um caso de deficiência auditiva condutiva.  Acumulação de cera no ouvido e tímpanos perfurados são duas causas típicas deste tipo de perda auditiva.  Outro fator pode ser defeito ou problema nos ossinhos do ouvido.

As vibrações sonoras são transmitidas à cóclea, localizada na parte interna do ouvido, ativando pequenas células ciliadas.  Estas células transformam as vibrações em impulsos nervosos, os quais são captados pelo nervo acústico e enviados ao cérebro.

O ouvido interno é muito frágil e vários problemas podem ocorrer.  Exposição a altos sons pode danificar as células ciliadas de forma que o sons não podem ser convertidos em impulsos nervosos e transmitidos ao cérebro.  Doença no ouvido, vírus e infecções podem danificar o ouvido interno.  A velhice também pode ser outro fator.  As células ciliadas assim como os condutores nervosos podem deteriorar-se, impedindo que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro.  A estes tipos de problemas denominamos deficiências auditivas sensório-neurais.

As perdas sensório-neurais afetam a sensibilidade sonora assim como a habilidade de diferenciar os sons.  Sendo assim, palavras individuais podem parecer incompreensíveis durante uma conversa.

As perdas auditivas causadas por fatores condutivos e sensorineurais são conhecidas como perdas mistas ou combinadas.

Não importa a natureza do seu problema auditivo; um fono-audiólogo poderá conduzir um diagnóstico para avaliar a sua perda auditiva e recomendar o tratamento mais adequado.  O exame é rápido e normalmente dura menos de uma hora!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s